Refeições


1. Purê de couve flor

Ingredientes:

Meia couve flor
Azeite
Temperos a gosto

Deixar a couve cozinhar até ficar bem molinha. Retirar e amassar bem, para fica bem lisinha. Acrescentar azeite e os temperos(gosto de usar gengibre em pó e manjerona seca;mas como desta vez não tinha o gengibre usei umas gotinhas de limão, além da manjerona).


2. Torta salgada de legumes com linhaça

1 1/2xc de aveia
4 xc de farinha de trigo - usei 3 da comum e  2 da integral
2 colheres de sopa de linhaça
1/2 xc de óleo
11/2 xc de água
sal a gosto
manjericão desidratado a gosto

  Colocar as colheres de linhaça dentro de uma xícara e enchê-la de água, deixar reservado enquanto coloca os outros ingredientes em um recipiente. Depois acrescente a linhaça e água. Misturar tudo e abrir metade da massa em uma forma. Colocar o recheio de legumes(o que tiver em casa) e o resto da massa por cima. Deixar assar em forno a 200C por 15 a 20 min. Para não ficar ressecado, é indicado, utilizando um pincel de cozinha, pincelar azeite de oliva por cima da massa.

Como recheio use os legumes que tiver em casa. Varie a cada fornada e terá várias tortas saborosas diferentes.

3. Bolinho de carne *

750g de carne moída
Meio tomate
Meia abobrinha
1/4 de cebola
2 colheres de sopa de azeite
Sal e manjericão a gosto
Suco de meio limão

   Moer a carne que for usar, fiz com carne de vaca. Picar os legumes em quadradinhos pequenos. Colocar todos em uma bacia e acrescentar os temperos. Misturar bem com as mãos. Em forma de cupcake (se não tiver faça em forma comum, só fazendo as bolinhas mesmo), colocar as bolinnhas feitas do tamanho suficiente que caiba na mão.Deixar assar, em forno pré aquecido, por 35 minutos em temperatura de 200C.

Molho:
Meio tomate, 
Cebola a gosto  
Manjericão a gosto

   Bater tudo em liquidificador, ou mixer e colocar por cima do bolinho na hora que for servir.

4. Sopa de ervilha

500g de ervilha(saquinho)
2 folhas grandes de couve fatiadas
250 g de macarrão de arroz(usamos macarrão parafuso)
Azeite, sal e temperos a gosto(uso alho, tomilho-só um pouquinho)
Água( tem que colocar bastante porque a ervilha absorve bastante e a sopa fica bem grossa)

  Cozinhar o macarrão a parte com  pitadinha de sal e uma colhersinha de café de azeite. Reserve.
  Cozinhar o restante em panela de pressão por 10 min. Se necessário, depois que tirar a pressão, coloque mais água e ferva. Por fim, acrescente o macarrão.

5. Sopa de cebola

4 batatas médias
1 cebola grande
azeite
alho e coentro  e sal a gosto
água

   Cozinhar as 4 batatas até ficarem bem molinhas, descascá-las e bater no liquidificador ou mixer(que eu prefiro) e reservar. Picar a cebola em pedaços pequenos e deixá-la dourar em alho e azeite. Juntar uma parte da cebola no mixer e bater com as batatas, colocar a mistura na panela onde estão as cebolas e temperar com coentro, ou outro tempero a gosto, acrescentar uma pouco de água até dar a textura de um creme leve. Deixar ferver e servir quente. Juntar pedaços do nosso pão francês é uma boa ideia.

6. Macarrão com molho de beterraba *

2 xc de macarrão de arroz
1/2 beterraba ralada
Azeite de oliva
1/2 tomate
Cebola
Alho
Sal e temperos a gosto.

  Preparar o macarrão normalmente, com uma pitadinha de sal, água e azeite de oliva. Escoe e água e reserve. Para o molho bater o tomate com a beterraba mais um pouquinho de azeite de oliva. Em uma panela refogar cebola e o alho com os temperos que preferir, uso manjericão. Acrescentar 1 xc de água e o molho de tomate com beterraba, deixar 3 minutos depois de iniciar fervura. Para servir, pode colocar o molho diretamente no prato ou misturar antes.

7. Macarrão com molho branco *

250g de macarrão (da marca que você confiar)
500 mL de leite de coco
500 mL de água
Cebola
Alho
Azeite
Sálvia
Pimenta em pó
Cominho em pó
Noz moscada
Sal

  Preparar o macarrão normalmente, com água e um fio de azeite de oliva. Escoe e reserve. Para o molho, em uma panela, refogue o alho com a cebola, sal  e azeite. Acrescente os temperos a gosto, o leite de coco 
e a água. deixe ferver e reduzir um pouco, uns 10 minutos. Servir por cima do macarrão.

8. Legumes com quinua *

1 abobrinha
1 cenoura
1/2 tomate
2 colheres de sopa de quinua
manjerona a gosto
Pedaços de brócolis

    Picar os legumes em quadradinhos em uma panela e juntar o brócolis e a quinua. Colocar água para cobrir tudo e um fio de azeite de oliva. Deixar cozinhar até os legumes ficarem molinhos. Só aí acrescente a manjerona e deixe ferver mais um minutinho.  

9. Papinha de feijão, legumes e brócolis

1 xícara de feijão já cozido
1/4 tomate
1 punhado de couve
5 floresinhas de brócolis
2 colheres de abobrinha picadinha cozida
2 colheres de cenoura picadinha cozida
Manjerona a gosto

Junte todos os ingredientes e bata com mixer. No feijão, para cozinhar, para 3 xc de feijão cru, uso duas colheres de óleo, coentro em pó e alho e sal a gosto. Como o feijão vai para a papinha, já cozido e temperado uso pouco tempero na papinha.  

10. Nhoque ( rende 3 porções )

3 batatas médias
1 xícara de chá de farinha de trigo
sal a gosto
Para quem pode usar ovo, acredito que se colocar 1 ovo a massa fique melhor de se trabalhar. Não usei, mas acredito que ajude.

Cozinhe as batatas em água até que estejam macias. Escorra, descasque-as e passe pelo espremedor ainda quentes. Vá acrescentando a farinha aos poucos e o sal. Amasse bem. Coloque a massa sobre uma mesa enfarinhada e faça rolinhos. Corte cada rolinho em pedaços de mais ou menos 2cm. Leve ao fogo em uma panela com bastante água temperada com sal,quando a água levantar fervura vá colocando os nhoques na água até eles começarem a subir. Coloque água fria em uma bacia e coloque o escorredor dentro da mesma,retire os nhoques ja cozidos e coloque-os no escorredor para dar choque térmico. Repita o processo até toda massa estar cozida. Escorra bem e coloque o nhoque em um refratário, reserve.

Molho:

4 tomates batidos
água
temperos a gosto ( usei manjericão, sal, salsa)
alho e óleo para refogar.

11. Torta de legumes

Massa:
 1 xc de chá de farinha de trigo
 3/4 xc de chá de farinha (mistura) de aveia, amaranto e quinua - pode usar separado, colocando na proporção de 1 de aveia e 1/3 de cada dos outros 2.
 6 colheres de margarina sem leite - quem preferir pode usar óleo
 Sal a gosto

   Misturar tudo com as mãos mesmo e abrir em um refratário.

Recheio:
  Picar os legumes que tiver em casa ou os que mais gostar. Colocar por cima da massa. Para completar salpiquei por cima sal e pimenta e um fio de azeite.

 Colocar em forno a 200C por 35 min.

 12. Maionese de inhame - receita do blog: Terapia na cozinha

2 inhames grandes cozidos
Suco de 1 limão
Azeite de oliva extravirgem até dar o ponto
Sal
1/2 xc de chá de água

  Coloque todos os ingredientes no liquidificador, menos o azeite e bata. Vá acrescentando o azeite aos poucos, até dar o ponto de maionese.

13. Salpicão:

Frango cozido desfiado
Milho verde
Cebola bem picadinha
Batata palha
Ervilha
Maionese de inhame

  Misture todos os ingredientes, menos a maionese, vá acrescentando a maionese aos poucos, somente para dar a liga. Sirva frio.

14. Risoto de abóbora:

200g Abóbora
1/5 Kg de arroz
sal e temperos a gosto
pimenta do reino
frango cozido desfiado
azeite e alho


Cozinhe a abóbora sem semente com bastante água até ela ficar bem cozidinha, molinha mesmo.  Usando o restante da água depois do cozimento, prepare o arroz, refogue o alho, tempere com sal e temperos a gosto(manjericão, salsa..), e acrescente a água da abóbora e o arroz, que também deve ser cozido até ficar molinho, um pouco mais que o arroz do dia  a dia. Caso a água seque antes do ponto do arroz, acrescente mais água, quantas vezes forem necessárias. Enquanto o arroz cozinha, prepare o frango, que depois de lavado deve ser temperado com sal, pimenta e levado ao fogo, ou chapa mesmo até dourar bem. Desfiá-lo com as mãos ou usando processador. Juntar o frango no arroz já cozidinho. Amassar a abóbora e misturar junto. por cima um fio de azeite e uma pitada de pimenta do reino.

15. Suflê de abóbora

01 abóbora média
1/2 xc de leite aveia
1/2 xc colher  de farinha de trigo
Queijo ralado (opcional)
02 colheres sopa de margarina
Sal e pimenta-do-reino a gosto
manjerona a gosto

Cozinhe a abóbora e amasse com um garfo. 
Coloque em uma tigela e adicione os outros ingredientes, mexendo até formar uma massa homogênea. Em uma assadeira, coloque a massa e leve ao forno quente para assar. 
Quando dourar, retire e sirva.

5 comentários:

  1. Olá, como fazer a maionese de inhame..

    ResponderExcluir
  2. Super d++++.Agora tudo ficou mais fácil.

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer uma festinha surpresa para minha filha mais velha e o meu bebe vai poder comer o que ele quiser.������

    ResponderExcluir
  4. Agora tudo vai ficar mais fácil depois que encontrei seu blog. Deus te abençoe por dividir sua experiência. Agradeço de coração!

    ResponderExcluir
  5. no nhoque de batatas, faço com 8 batatas e uma colher de sopa mal cheia de margarina sem leite e sem sal, coloco a farinha aos poucos, não deixando a massa muito dura, enfarinho a mesa e enrolo com a massa não muito dura pra não perder o sabor da batata

    ResponderExcluir