terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Dieta alimentar para mamães grávidas.

  Esse é um assunto que muita gente tem curiosidade e interesse. Mas como quase tudo em na nossa realidade de alérgicos alimentares, não temos uma resposta única, certa, e que tire todas as dúvidas. Médicos nessa área ainda têm muito o que aprender, descobrir e esclarecer. Existem vários especialistas, que estudam sobre o mesmo assunto: alergia alimentar, e mesmo assim chegam a conclusões super variadas. Já conversei com muita gente sobre o assunto e vi modos mil de se lidar com uma segunda,terceira, quarta...gravidez, depois de ter tido um bebê com algum caso de alergia alimentar. O caso é tão difícil que cada pessoa acaba escolhendo confiar no que lhe é mais plausível, dependendo de suas experiências anteriores, e de maneiras tão diferentes as vezes se têm o mesmo resultado.
  Conheço amigas cujos médicos/nutricionistas/especialistas.. mandaram fazer dieta desde o início da gestação, e assim foi feito; uma mulher adulta com uma rotina atarefada, como a de todas nós, teve que fazer dieta de leite e seus derivados por 8/9 meses. Outros médicos acreditam que não é necessário fazer a dieta no começo da gravidez, e sim somente no último trimestre; mais uma vez a mãe segue e faz a dieta. Outros médicos acreditam não ser necessário realizar a dieta nenhuma e deixam a mãe livre de qualquer restrição. Já um quarto grupo, incentiva justamente o contrário, dizem que há estudos que indicam que mulheres que consomem lactobacilos no fim da gravidez ajudam ao bebê não apresentar a alergia, nesse caso a mãe consome bastante derivados. Resultados em todos os casos: os segundos filhos não apresentaram alergia!!! O que então foi o fator crítico e decisivo aqui? 
   O que é fato é que ninguém faz dieta de restrição nenhuma até ter um filho com alergia, sendo assim, por que algumas crianças têm outras não? Ainda não temos resposta para isso. Desta forma, como saber como agir nas gestações posteriores? Não tenho como esclarecer essa pauta, o que cada uma deve fazer é seguir seus instintos, seu coração e aprender a questionar sempre, não aceitar a primeira opinião que ouvir, sempre querer saber mais, para só depois poder tomar uma decisão de que caminho seguir. No final se os filhos dessas gravidezes posteriores tiverem alergia, a mãe sempre se sentirá culpada, e pensará se seguiu o caminho certo ou não. Por isso, para diminuir essa culpa( entre tantas outras que toda mãe já sente), a decisão deve ser muito bem fundamentada e pensada. 
  Vamos trocar experiencias? O que foi recomendado a vocês, ou a alguém que conheçam? Vamos pensar juntos e tentar esclarecer um pouquinho mais desse assunto tão difícil? Deixem suas experiências. E boa sorte a todos em mais essa decisão.

Exames e introdução da soja

  Está chegando a hora de fazermos novos exames de sangue no João, testaremos mais uma vez como andam seus IgE's para leite e proteínas específicas, soja, ovo(clara e gema) e camarão ( esse testado pela primeira vez. Vamos ver o que essa nova bateria nos traz....
  A introdução da soja ocorreu bem lentamente, começamos com com o leite de soja mesmo, que João não gostou e se recusa a tomar. No início não tivemos nenhuma reação, logo depois apareceram umas bolinhas vermelhas nas pernas. Tomou antialérgico e ficou em dieta novamente. Fizemos novo teste e aparentemente tivemos a mesma reação. Mais um tempinho sem, voltando agora com os traços; como reagiu bem, demos novamente produtos com soja, como o iogurte, pão de queijo(que ele não gostou) e bolos. Sem nenhuma reação. O médico acredita que tenha sido somente uma adaptação temporária do corpo, que não via a soja há muito tempo. Agora está bem e consumindo um pouquinho de soja esporadicamente. Como não é um alimento essencial, não colocamos na dieta de forma indiscriminada, só está sendo usado para facilitar alguns momentos do dia a dia, como a ingestão de biscoitos que contenham soja. Alguém já teve experiencias com reintrodução de algum alimento? Como foi? Alguma reação temporária? Adoraria trocar histórias...
  

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Novo bolo de chocolate

  Nesse tempo que fiquei longe também passou meu aniversário, não fiz nada de especial, mas fiz um bolinho de chocolate com uma receitinha velha e nova ao mesmo tempo,rs. Usando a receita de bolo de baunilha e dando uma modificada, fiz um bolo de chocolate que ficou melhor que os outros que já tinha na nossa lista de receitas, ficou bemmm fofinho e com cara de bolo mesmo e não de brownie,rs. Usei leite de soja, mas acredito que qualquer outro leite vegetal funcione, vale a pena testar. João quem quis cortar o bolo, pareceu saído da guerra depois de cortado,kkkk, mas ficou bem gostoso. Mais uma receitinha para página de Bolos.



Começando 2014!

  Para começar o ano gostaria de desejar um Super 2014 !! Passaram as festas de fim de ano e nem passei por aqui para felicitar a todos. Como já comente,i 2013 foi bem agitadinho e acabei me enrolando. Mas enfim, estou começando 2014 muito alegre e esperançosa de que todos nós teremos um ano cheio de conquistas, saúde, curas e muitaaaas receitas deliciosas para facilitar a vida de nossos pequenos alérgico. 

Papai Noel de chocolate, uhmmmm delícia...
 
Panetone, chocotone e panetone sem açúcar.

Receitas velhinhas ( Receitas temáticas ) mas que sempre são boas nas festas,rs. Espero também que 2014 traga ótimos ventos com muitas novas ideias... O chocolate, só derreti a barra que uso e coloquei nas forminhas, depois congelador até endurecer novamente. Pensando em da próxima vez, além de derreter, misturar com alguns outros ingredientes para ficar ainda melhor e render mais :) Semana que vem já devo fazer, com outras formas...
Vamos ao ano novo!!