quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Empadão do Natal, sem proteína do leite de vaca, sem ovos e sem soja

  Comentei nos posts de fim de ano, sobre um empadão que sempre fazemos no Natal, mas fique devendo a receita, bem colocarei hoje na página de Lanches. Para não ficar em empadão com cara de anêmico, já que não podemos colocar ovo por cima, colocamos o caldinho do recheio, que é de extrato de tomates. Só que nesse da foto(do Natal), a massa ficou muito grossa, então quando fomos fazer o do reveillon, dividimos a massa em 2 e fizemos dois empadões.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Tortilhas sem proteínas de leite, ovos e soja

   Nas férias é tão bom poder fazer atividades diferentes, poder fazer passeios e comer coisas diferentes, não é mesmo? Mas como inovar sem acrescentar tanta "porcaria" no cardápio? 
   Ontem, fiz uma tortilha :) e comemos sentados no chão,pegando com as mãos, como em um pique nique. Super simples, fácil e rápido de se fazer. E pude ouvir João dizer: Que delícia! Muito gostoso! 
   Para recheio usei o que seria o jantar dele mesmo, até feijão coloquei,hehe. Nos divertimos e devoramos rapidinho. O recheio pode variar conforme o gosto da criança; além do feijão, usei frango, milho cozido e cebolas. Porém, há inúmeras maneiras de se preparar, acredito que com carne moída e molho de tomate, fique ótimo. Assim também, como atum ou outro peixe cozido, ou ainda, somente de legumes, e assim vai... Para quem tem dificuldade de fazer a criança comer, também é uma ótima ideia. Receita na página de Receitas Salgadas .



segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Panetone sem leite, ovos, soja e sem açúcar

  Como comentei na semana passada, fiz alguns panetones para o Natal, claro que todos sem as tracionais proteínas de soja, ovos e leite. Mas um foi diferente, para atender uma nova necessidade do avô do João, fiz uma receita de panetone sem todas essas proteínas e ainda sem açúcar. Ficou ótimo, bem pelo menos eu gostei e o principal interessado também,rs, sendo assim, considero que os objetivos foram atendidos e posso dizer que a receita ficou ótima :)
   Para adocicar, usei 5 bananas super super maduras e batidas. E para não termos açúcar em excesso de fontes secundárias, substituí as passas por ameixas secas sem caroços trituradas e damascos secos bem picadinhos. Ninguém fica fora das gulosices aqui nessa família,rs. 
  Receita na página de Receitas temáticas.



Colaboração de fora.

  Várias vezes comento aqui da falta de vontade do "mundo" de colaborar com a inclusão de crianças com alergia alimentar. Mas hoje vou registrar um bom exemplo. João está, neste mês de janeiro, fazendo uma colônia de férias, um lugar que ele gosta muito e sempre se diverte, que já frequenta no dia a dia. Entre as inúmeras atividades realizadas, hoje será dia de fazer biscoitos! Nossa, seria um susto gigante para nós, mães de alérgicos alimentares. Porém, não dessa vez; semana passada me pediram receitas de biscoitos que João pudesse comer. Mandei várias para eles escolherem a que lhes fossem mais interessante; e assim foi feito. Hoje meu filho saiu de casa todo feliz por saber que estará incluído no grupo, sem medo, sem comida no cantinho. Confesso que estou tranquila, mas com uma pontinha de medo,hehe. Acredito que esse medo só irá sair de mim quando João estiver realmente curado, até lá sempre ficarei com um mínimo de preocupação, só quem está em nossa situação entende, né?
  Como a atividade está sendo hoje, não tenho fotos, se conseguir, depois eu posto.
  Obrigada,Clac .

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Voltando às atividades

  Passaram as festas de fim de ano, meu aniversário e agora estamos nas férias escolares. E por isso tudo, ficamos um tempo "fora do ar". Porém agora vamos voltar com corda toda e espero que com receitas a todo vapor também.
  Para o Natal, não fiz muitas coisas diferentes não. Tivemos os biscoitos decorados que já postei aqui, o panetone que também já foi postado, um empadão de frango(que por mais comum que seja, virou tradição na minha família,rs. Mas desta vez foi adaptado) e um panetone sem açúcar( feito para atender uma necessidade especial de um outro membro da família). Não pudemos usar o tradicional peru, já que contém proteína de soja. Assim, foi feito bacalhoada, salada de feijão fradinho,arroz e mais um bolo de castanhas e nozes, tudo muito simples. Mas com a família ao redor da mesa, que é o realmente importante nesta data.
  Para o Reveillon não tivemos novidades, só fiz os bolinhos decoradinhos humildemente,rs. A ceia foi com  torradinhas de entrada, lentilha, arroz, farofa, tudo que já não necessita de adaptações.
  Meu aniversário também passou, e como já sabem, adoro festas simples e com frutas. E mais uma vez fiz café da manhã, com muitos sucos, café e um pãozinho de aveia e mel, que adoro e já conhecemos a receita aqui. Para o bolo, fiz duas massas, uma do bolo de baunilha e outra do bolo de chocolate, para recheio e cobertura brigadeiro de colher. Ficou bom. Acho que da próxima vez que fizer o bolo de chocolate vou "molhá-lo" com uma caldinha de açúcar, só para ficar mais molhadinho. Já que a receita que faço fica com textura de brownie
  Aqui vão algumas fotinhos, as receitas novas volto para atualizar. E vamos trabalhar para melhorar ainda mais a vida de nossos alérgicos em 2013!
Panetone sem açúcar, sem proteínas do leite, ovos e soja
Biscoitos de amido de milho
Empadão de frango
                                   
Bolo de baunilha e chocolate com recheio de brigadeiro, sem proteínas do leite, ovos e soja

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Feliz Ano Novo!!

Que 2013 chegue trazendo muitas vitórias, conquistas, momentos que todos nós possamos nos sentir realizados e orgulhosos do que somos. Que muitos alérgicos fiquem curados e os que não ficarem, que pelo menos tenham momentos tranquilos, sem sintomas. Vamos lutar pelo que queremos e chegar a 2014 com garra, orgulho e alegria em nossos sorrisos.