terça-feira, 18 de setembro de 2012

Kibe

  Algumas crianças com aplv não reagem bem a carne de vaca, e alguns médicos não recomendam mesmo que seja dado. Entretanto, todos os médicos que temos( alergista, pediatra, gastro, nutricionista ) acham que deve ser dado sim, se a criança ficar bem. Sendo assim, nós damos e João adora, por sinal. Por esta razão mais um item de sua festa foi o kibe de forno. Ficou ótimo e todos adoraram! Fizemos em bolinhos pequenos, mas a receita também pode ser utilizada para fazer um kibe grande, em um pirex, por exemplo.

Quibe *

1 kg de carne moida( pode adatpar para fazer menor quantidade)
1/2 kg de farinha para kibe
1/2 xc de óleo
1 cebola
1 tomate
temperos a gosto
sal

Em uma vasilha coloque a farinha de kibe com água, de molho. Enquanto isso, tempere a carne a gosto(gosto de utlizar limão, um pouquinho de vinagre e sal). No liquidificador bata a cebola, tomate, e os temperos(alho,manjericão, coentro, azeite). Junte na carne. A farinha vai absorver a água, mas se ficar um excesso pode ser retirado.Depois acrescente a farinha nos outros ingredientes e misture tudo. Com as mãos faça os pequenos quibes ou coloque tudo em uma forma( que não precisa ser untada). Deixe assar por 40 min ou até cozinhar e dourar em forno a 180C.

Massa de pastel sem leite,ovos e soja - Festa liberada!

  Na festa do João também tivemos pasteis de frango. Massa feita em casa, sem leite, ovos e soja. Ficaram uma delícia. Nosso recheio foi de frango, mas pode ser do sabor de preferencia do dono da festa ;) Receitinha:

2.Pastel de forno:

INGREDIENTES
2 xícaras de chá de farinha de trigo( acho que colocar 1 de farinha de trigo integral é melhor porque ajudará a dar uma consistência mais firme a massa, quando fiz ficou um pouco mole)
4 colheres de sopa de óleo vegetal(a receita original diz 4 mas 2 são suficientes)
4 colheres de sopa de margarina sem leite (quem não puder usar a margarina não a coloque e deixe as 4 de óleo. E se for colocar a margarina podem ser utilizadas somente duas)
1 xícara de chá de água
2 colheres de sopa de fermento químico em pó
1 pitada de sal
                                                                      
MODO DE PREPARO
1. Misture todos os ingredientes.
2. Amasse tudo até formar uma massa homogênea que não gruda 
nas mãos( para isso acontecer tive que colocar um pouco mais de farinha, então observe a consistência)
3. Abra a massa, em uma bancada, com um rolo até ficar com
espessura de 0,5 cm.
4. Corte pequenos discos e recheie.
5. Dobre os discos na metade, fechando-os com água nas bordas e
pressionando com o garfo, formando assim o pastel( quem puder, pincele gema sobre os pasteis que ficarão mais douradinhos)
6. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180-220°C).
7. Disponha os pastéis em uma forma untada com um pouco de óleo
e farinha de trigo.
8. Leve ao forno por 40 minutos ou até ficarem dourados.

Para recheio, preparei um franguinho com temperos normais e depois acrescentei um pouquinho de molho de tomate, cebolas, e manjerona.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Frutas em festas- lindo e gostoso

  Nem tudo em festas precisa ser quitutes. Não há nada mais colorido e delicioso que uma boa salada de frutas e espetinhos de frutas. Super leve, saudável e colorido, lindo e agrada a crianças e adultos. Além de ser fácil de fazer:
Espetinhos de frutas

Salada de frutas e pãozinho liberado para João

Dicas para preparação de festas

  Como a festa do João foi toda feita em casa, assamos muito e cozinhamos muito esse fim de semana. Já venho testando algumas receitas há um tempinho, porém nunca havia feito nada em maior quantidade. E nesse quesito tive algumas dificuldades. Uma coisa muito importante no preparo de festas "especiais" é o cuidado de todos ingredientes utilizados serem mesmo liberados, fiquem muito atentos, principalmente se forem pedir ajuda.
-A primeira coisa que deve ser feita, antes de iniciar qualquer processo de preparação de festa, é saber o cardápio certo que será feito. Não tente inovar na última hora.
-Outra coisa vital é saber as quantidades. Subestimei totalmente as quantidades, e tivemos que sair inúmeras vezes para comprar mais matérias primas.  Assim, já na hora dos testes, anote exatamente quanto usou e quanto rendeu, assim, será mais fácil fazer as compras.
-Não prepare nada com muita antecedência , algumas coisas podem ser feitas e congeladas, mas nem todos ingredientes ficam bons após o congelamento. Procure maiores informações antes e congelar. 
-Se for possível, solicite ajuda, mas cuidado para não pedir ajuda demais e perder o controle do que será preparado.
- É bom, também, todos os convidados estarem cientes da restrição, para ninguém oferecer nada que não deva para o alérgico. Digo isso porque por mais que não preparemos nada proibido, alguns convidados podem levar algo próprio(o que muito comum de se fazer com crianças pequenas).
  Nem todos esses problemas citados a cima ocorreram aqui em casa, só mesmo o das quantidades, mas achei interessante pontuar. 
  E o mais importante, tente se divertir durante o preparo, isso também faz parte da festa :)
  No fim, deu tudo certo e ficou lindo e delicioso. Valeu a pena! 
Uma palinha de nossos quitutes.

Festa sem leite, ovos e soja! Muito feliz.

  Estou, hoje, muito feliz. Todas as horas de preparação e trabalho, valeram muito a pena. A festa ficou linda e gostosa,todos elogiaram muito, e o melhor, meu filho ficou muito feliz de poder comer tudo  :) Aos poucos vou colocando as fotos e dizendo as receitas que usei. Só para começar:
Esse foi um dos bolos: cenoura com cobertura e recheio de brigadeiro, com jujubas em cima para enfeitar. Geralmente receitas ficam nas páginas de receitas doces e receitas especiais, mas como é especial festa, vou colocar aqui:

4.Bolo de cenoura *
2 cenouras grandes picadinhas
1 xc de óleo 
suco de 2 laranjas 

4 xc trigo 
2 xc açúcar 
1 colher de sopa de fermento

Em um recipiente junte os 3 últimos ingredientes. Bata em um liquidificador os 3 primeiros.Após bater vá misturando aos poucos o com o do recipiente, até formar massa homogenia. Asse em forno médio por 30/40 min.


2.1 Brigadeiro de enrolar versão 2 *

Ingredientes:
1 1/2 xícara de sopa de amido de milho
3 xícaras de sopa de leite de coco
3 colheres de sopa de margarina sem leite
1 xícara de sopa de açúcar
2 xícaras de sopa de chocolate em pó sem leite

  Em uma panela, a frio, diluir o amido de milho no leite de coco. Acrescentar os outros ingredientes e em fogo baixo mexer constantemente até formar uma massa única, que solta completamente da panela. Enrolar e enfeitar com granulados sem leite.


Essa receita é para um bolo simples, mas neste da foto, foram 2 receitas, com o brigadeiro no meio e na cobertura. 
Ainda tivemos outro bolo, docinhos, salgados e pães...aguardem que volto com mais fotos.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Preparação da festa

  A festinha de aniversário do meu filho está chegando!! E por isso os preparativos estão a solta,rs. Sendo assim, ando meio ausente aqui, mas assim que tudo passar, posto fotos novas com as comidinhas da festa, que será toda liberada para quem tem alergia a proteína do leite,do ovo e  da soja. Teremos pães, biscoitos, pasteis, kibes e doces e bolos.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Bolinhos de batata recheados sem leite,ovos e soja

   Folheando um livro velho de receitas(velho mesmo,kkk) achei uma receita de bolinhos fritos de batata, mas na receita tinha queijo ralado e ovos, e claro tive que adaptar, mas deu muito certo. Não gosto de frituras, acho trabalhoso e menos saudável, então fiz assado. O recheio pode ser qualquer coisa deliciosa que tenha em casa,rs. Fiz com cenoura, vagem e cebola bem picadinhos. Da próxima vez penso em fazer com atum, ou frango ou outros legumes. Para enrolar coloquei bem pouquinha farinha, mas confesso que dificulta o processo, talvez seja melhor um pouco mais. É super simples, só a batata previamente cozida e amassada, temperos que gostar mais, usei manjerona, orégano e salsinha,um pouquinho de margarina sem leite, uma pitadinha de sal e os recheios. Pode ser usado em almoço, jantar ou em comemorações(receita na página de Lanches).
A qualidade da foto não está boa, porque minhas pilhas acabaram e fiquei sem tempo para recarregá-las,hehe, da próxima vez que fizer coloco fotos melhores.
                              Colocando recheio
Já prontos, um ficou deixei ao contrário para verem o fundo dourado.


terça-feira, 4 de setembro de 2012

Cupcake de chocolate com morango e brigadeiro, sem leite, soja,ovos.

   Ainda fazendo testes para sabores de cupcakes para festa do meu filho, hoje fiz um cupcake de chocolate ( que sem recheio nem cobertura ficou ótimo, João até preferiu), com recheio de creme de morango e cobertura de brigadeiro. Ficou deliciosoooo. Acho ótimo para festas, principalmente de adultos.Porém acho que para crianças pequenas não é mesmo necessário; para crianças menores, bolos simples(ainda mais de frutas), para qualquer ocasião são a melhor pedida. Por várias razões, primeiro por conter menos calorias  e açúcar mesmo, precisamos ensinar nossos pequenos a comer bem(por saúde de corpo e mente); segundo porque o paladar ainda não está tão apurado, e a confusão de sabores, nem sempre ressalta o melhor dos alimentos; terceiro pela textura, muitos pequenos ainda não curtem tantas texturas.Todavia, em festinhas de crianças, geralmente os pais ou outro responsável está presente, sendo assim, vale  ter este cupcake. E até mesmo para crianças maiores, ou pequenos (se consumirem ocasionalmente). 
  Usei geléia de morango para recheio e para cobertura o bom e velho glacê de chocolate(página de Festas ), e o bolo foi o bolo 16 da página de Bolos. Fotos do passo a passo do processo:
                    Bolo assim que saiu do forno, pronto para servir, porque estava ótimo!
                      Bolos sem o meio, pronto para rechear.
                    Bolos recheados e ao fundo o cortador de massas que uso para retirar os meios
                           Cupcakes pronto, recheado e com cobertura de brigadeiro


Agora também no facebook

  Agora estamos também com algumas receitas no facebook. Não serão transferidas todas, as maiores novidades ainda estarão aqui, mas ficou mais fácil de nos encontrar: A cozinha de JoãoVisite!