segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Viajando com um alérgico alimentar - Buenos Aires parte 2

  Uma vez tendo passado por toda etapa de preparação e reconhecimento virtual do lugar desejado, é muito importante nos primeiros dias, você caminhar nas redondezas de sua localidade, para saber se realmente tem tudo que você viu virtualmente. No nosso caso, foi ótimo, além de ter os restaurantes esperados, tivemos a sorte de ter várias quitandas por perto, assim foi bastante tranquilo repor nosso estoque de frutas. 
  Na rua de nosso hotel, havia dois restaurantes muito bons, inclusive comemos duas vezes em cada um deles. Em Buenos Aires, existe o hábito de servir uma cestinha de pão antes das refeições, em todos restaurantes, os garçons já chegam colocando os pães na sua mesa, nem perguntam se você quer. Nós sempre negávamos e muitos não entendiam, e diziam que já estava incluso no preço e tal. Para não criar um constrangimento, eu tentava explicar o porquê, alguns aceitavam, outros faziam cara feia,hehe. Mas eu nem ligava, já que não queria que meu filho ficasse com vontade de comer aquilo sem poder. Em um desses restaurantes perto de nosso hotel, entramos bem cedinho, certo dia, e eles estavam tirando os pães do forno(estava um cheirinho ótimo!). Como vi que faziam no local e não mandavam comprar em qualquer padaria, resolvi perguntar se o pão levava leite, manteiga, ovos, ou qualquer coisa proibida para meu filho. Muito gentilmente, o garçom me confirmou que em uma variedade havia manteiga, mas nas outras não, e nem nada mais que perguntei. E me mostrou que eram preparados separadamente. Tomei coragem e dei para o João. Foi tudo ótimo! Ele ficou feliz, e nós também, e não teve reação nenhuma. Muitos podem dizer que foi arriscado, pode até ter sido, mas EU acredito que para viver bem nessa condição alimentar, temos que aprender a confiar com segurança e viver com cuidados, mas sem grandes paranoias. Não pretendo "sobreviver" nesse período de alergia, aqui queremos vivê-lo. Não estou incentivando ninguém a fazer o mesmo, só estou contando o que nós fizemos.

Cesta de pães, onde somente o pequenino, redondo que João não podia comer, os outros foram liberados e aprovados.

  Sobre o que comíamos nesses restaurantes, era basicamente sempre as mesmas coisas: Carne com batatas fritas. Não me preocupei muito em ser saudável nessa semana, e sim em alimentar meu filho com segurança. Em um, achamos beterrabas, cenouras cozidas e arroz e nesse dia João comeu um pouquinho mais saudável. Porém, na maioria dos restaurantes, quando havia algo assim, era muito caro e Eu optei por deixar as batatas fritas mesmo, entretanto, há a opção em alguns lugares de acompanhamento de vegetais. Comemos muita carne vermelha,mas quando atravessamos para o Uruguai, em um passeio, achamos frango grelhado e não tivemos dúvida, pedimos para o João, e ele adorou.Um detalhe é, sempre pedir a carne bem passada, porque caso contrário vem muito vermelha.
Mão do João mostrando sua comida.


   Os sucos de caixinha, como comentei antes, não são fácies de encontrar, e não são tão baratos. Porém, em alguns lugares achamos, somente desta marca, de uns dois ou três sabores. E quando encontrarem, vale comprar vários para garantir os próximos dias.



  Sobre a parte alimentar foi isso...entretanto, voltarei somente para dar umas diquinhas de passeios, não é meu foco aqui, mas acredito que valha a pena, há passeios divertidos e de fácil acesso para crianças.

3 comentários:

  1. Gostei de ler o seu relato, este ano também fui de férias pela primeira vez com a milha filha, que tem 18 meses, e muitos cuidados foram os mesmos. Também vou seguir as suas receitas, porque a milha filha também tem APLV, ovo e soja. Também tem trigo e aveia, mas é mais baixo, ela consegue comer pão e bolacha com trigo. Obrigada por partilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se quiser nos contar algum cuidado que você tenha tomado que teve bom resultado, fique a vontade.
      Em algumas receitas, se você achar melhor, tente trocar a farinha de trigo por farinha de arroz e amido de milho. E se der certo, volte pra contar, tá?
      Seja super bem vinda e participe quando quiser.

      Excluir
  2. Olá! No bolo de aniversário que fiz para levar para a escola, foi a primeira vez que experimentei uma receita só para ela, e foi com farinha de arroz. Fica um bolo pequenino, não cresce, mas ficou bom e todos os colegas comeram. É uma receita base que encontrei, que pode ser ser adaptada com vários frutos, ou então fazer simples com a farinha e água. A farinha também pode ser fubá. Eu sou portuguesa, mas a maioria dos sites com receitas são brasileiros, alguns ingredientes têm nomes que me são estranhos, mas outros consigo encontrar :)

    ResponderExcluir