terça-feira, 26 de junho de 2012

Pediatrio - O Trio de pediatras: Leite de soja: posso ou não posso dar?

Pediatrio - O Trio de pediatras: Leite de soja: posso ou não posso dar?: Nos últimos tempos, uma pergunta tem sido recorrente no consultório :-" Posso dar leite de soja para minha criança? Ouvi dizer que o ... leite de soja faz mal e fiquei na dúvida..."
Antes de responder a esta questão, é importante saber qual a idade da criança. Isto, porque, recentemente, as recomendações para a nutrição de bebês menores de 1 ano de idade estabeleceram que o leite de soja não seria recomendável neste período, por haver uma necessidade de nutrientes que somente o leite materno e as fórmulas lácteas ( que são à base de leite de vaca com adição de uma série de compostos) seriam capazes de fornecer, sendo que há ainda, sem dúvida, uma superioridade do leite materno. Portanto, leite de soja, só a partir de 1 ano de idade.


Entre 1 e 2 anos de idade, muitas crianças descobrem o leite de soja e se apaixonam, pelo seu sabor mais doce e, algumas vezes, por terem enjoado do leite de vaca. É aí que surge a dúvida: dar ou não dar leite de soja. A soja e o leite de soja possuem isoflavonas, que são moléculas que interagem com os receptores de estrógeno, possuindo um leve efeito estrogênico. Porém, como este efeito é muito fraco, estas moléculas poderiam até mesmo competir com os estrógenos naturais do organismo, quando estes estão altos. É por este motivo que se diz que a soja seria um preventivo de câncer de mama e teria efeitos benéficos na menopausa. Porém, em crianças, que ainda estão em desenvolvimento, o receio seria justamente a ação hormonal que trouxesse uma puberdade precoce em meninas ou um efeito feminilizante em meninos. Segundo o Dr. Walter Willett, da Universidade de Harvard, nos EUA, as evidências não são conclusivas e ainda há muito a ser aprendido. Sabe-se, por exemplo, que o leite de vaca contém uma série de hormônios, incluindo estrógenos e não se conhecem seus efeitos de longo prazo. Por outro lado, há muitos séculos, as pessoas consomem soja e seus derivados durante sua vida, sem efeitos deletérios aparentes.

A recomendação do Dr. Walter Willett, que me parece bastante apropriada, é de que, onde há certa insegurança, o exagero pode não ser uma atitude inteligente. Portanto, a recomendação para crianças seria de 1 a 2 copos de leite de soja por dia, o que equivaleria a aproximadamente 500 ml (atenção: isto vale também para os sucos de soja). Cá para nós, mais do que isto, acaba mesmo sendo um exagero.
O leite de soja é um alimento menos calórico, com menos gordura, sem colesterol e uma boa alternativa para quem é alérgico ao leite de vaca ou intolerante à lactose. Porém, lembre-se que, mesmo que o leite de soja seja acrescido de cálcio, os grãos de soja possuem fitatos, que diminuem a absorção de cálcio. Há estudos mostrando que o organismo só absorve aproximadamente 75% do cálcio disponível no leite de soja. Isto quer dizer que, se sua criança só toma leite de soja, ela deve consumir outros alimentos ricos em cálcio, como iogurtes, queijos, brócolis ou feijão branco, caso contrário, poderá ser necessário uma reposição de cálcio pelo pediatra. 


Um comentário: