segunda-feira, 21 de maio de 2012

Dicas

   Uma amiga comentou, nesse fim de semana, que fez uma receita daqui do blog e não deu certo. Fiquei pensando um tempo no que poderia ter dado errado. Cheguei a algumas conclusões. Vou postar aqui algumas ideias que tive:

 1. Nos bolos, quando usamos uma medida de farinha de trigo  integral a consistência final fica diferenciada, mais seca. Por isso, pode ser necessário colocar um pouquinho mais de água.

 2. Faço a maioria dos bolo em forma de cupcake, o que modifica o tempo que ficará no forno. Os cupcakes assam mais rapidamente. Assim, é melhor sempre verificar com garfo ou um palitinho antes de retirar do forno. Espeta no bolo(ou em uns 2 cupcakes) e veja se saiu sequinho, se assim estiver, pode retirar. Caso não, deixe mais um pouquinho. Quando for fazer em formas de cupcake faça esta verificação em um tempo menor que o do bolo na forma comum.

  3. Fornos podem variar a temperatura e tempo de assar, dependendo se utiliza gás de rua, gás de butijão comum ou de butijão coletivo. Então, é interessante conhecer seu forno e saber se assa mais ou menos rápido. Geralmente os de butijão assam mais rápido.

  4. Para deixar o bolo fofinho é importante não esquecer a colher de vinagre ou se preferir 1 colher de farinha de linhaça mais duas de água.

  5. Bolos e doces de frutas podem variar de acordo com a fruta, se estão mais ou menos maduras ou doces.

  6. Para o brigadeiro, a marca do chocolate faz bastante diferença no resultado. Algumas são mais fortes de sabor que outras. Para suavizar pode-se colocar um pouquinho mais de açúcar. Se quiser diminuir a quantidade de chocolate é importante também diminuir a de amido de milho.

  7. Para os pães e pizzas, o tempo de descanso da massa é importante. Procurar não deixar menos tempo. E se passar também, não é problema se não for um tempo muito maior. Mas, demais não é aconselhável, pode azedar um pouquinho.

Se eu lembrar de mais dicas, volto para contar. Solicito a todos a derem seus retornos, mesmo que negativos. Só assim poderemos aprimorar nossas receitas para nossos pequenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário